BEA79003-7320-4E1F-AE9A-0B91F9D7DBF0.jpe

Proposta pedagógica:

Escola Manoel de Barros tem como referencial teórico o socioconstrutivismo. Sua proposta pedagógica é fundamentada nas teorias de Jean Piaget, Vygotsky e Wallon.
       O professor é mediador do processo de construção do aluno. No relacionamento entre professor e aluno deve haver respeito mútuo e fortalecimento de vínculos afetivos necessários para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral.
        Ele deverá utilizar diferentes recursos pedagógicos e tecnológicos, partindo sempre dos conhecimentos prévios dos alunos para ampliar o seu universo cultural, despertando assim o desejo de aprender a aprender, aprender a conviver e aprender a ser.         Atividades lúdicas são amplamente utilizadas, o jogo é uma forma efetiva de trabalho. O professor tem a função de propor desafios ao aluno ajudando-o a criar estratégias de resolução dessa forma, estabelecendo relações entre os conhecimentos prévios e as novas informações, construindo conhecimentos mais elaborados em todas as áreas.